quinta-feira, 18 de maio de 2017

FLORENCE NIGHTINGALE - "A Dama da lâmpada"

 
 
 
 
FLORENCE NIGHTINGALE

(Florença, Itália, 1820 — Londres, Inglaterra, 1910)

Educadora e filantropa

Licenciada em Medicina e Cirurgia.
Em 1854, partiu, juntamente com mais quarenta senhoras, para o Médio Oriente, juntando-se aos hospitais militares ingleses, em Estári (Turquia), e, daqui, foi para Balaclava, a fim de organizar o serviço das ambulâncias, tendo feito toda a guerra da Crimeia (1854-1855), como «Lady-in-Chief» (Superior-Geral do Serviço Sanitário do Exército Inglês).
Foi notável a sua dedicação para com os feridos, e, apesar de ter sido atacada pela cólera, nunca quis abandonar o seu posto. De regresso a Inglaterra, instituiu e dirigiu, em Londres, uma escola destinada a preparar enfermeiras e vigilantes laicas.
Foi ela quem inspirou as leis internacionais posteriores sobre o tratamento dos feridos de guerra e contribuiu para a fundação da Cruz Vermelha, como o seu fundador Dunant foi o primeiro a reconhecer.
Fundou outras instituições, como as de protecção  à infância, ao ensino técnico e moral de amas e enfermeiras; e, a expensas suas, organizou o hospício de Harley-Street, em Londres.
O poeta norte-americano Henrique Wadsworth Longfellow (1807-1882) chamou-lhe «the woman with the lampe».
O governo inglês, reconhecendo os seus prestimosos serviços à Pátria e à Humanidade, concedeu-lhe, em 1907, a Ordem do Mérito, pela primeira vez concedido a uma senhora. Era muito estimada por todos, e o seu funeral constituiu uma grande manifestação de pesar.

in “Mulheres Célebres”

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...