terça-feira, 30 de maio de 2017

LANGSTON HUGHES - Proémio

 
 
 
 LANGSTON HUGHES
(Missouri, EUA, 1902 – Nova Iorque, 1967)

 Poeta, romancista e dramaturgo

 
Publicou o primeiro livro de poesia, The Weary Blues, em 1926.
É conhecido pelo seu envolvimento com o mundo do jazz.
Além de onze peças de teatro e inúmeras obras, editou as antologias A Poesia do Negro e O Livro do Folclore Negro.
Em 1940, escreveu a autobiografia, The Big Sea.

 
in “Academy of American Poets” (excertos)

 
***

 
Palavras de Langston Hughes

“Agarre-se a seus sonhos, pois, se eles morrerem, a vida será como um pássaro de asa quebrada, incapaz de voar.”
 
PROÉMIO
 
Sou negro:
     Negro como é negra a noite,
     Negro como as profundezas d´África.
Fui escravo:
     César ensinou-me a limpar os seus portais.
     Engraxei as botas de Washington.
Fui operário:
     Sob as minhas mãos se ergueram as Pirâmides.
     Amassei cimento para Woolworth Builging.
Fui cantor:
     Todo o caminho d´África à Geórgia
     Arrastei os meus cantos de tristeza.   
     Eu fiz o ragtime.
Fui vítima:
     No Congo, os belgas cortaram-me as mãos.
     Hoje lincham-me no Texas.
Sou negro:
     Negro como é negra a noite.
     Negro como as profundezas d´África.
 
 
 
in “The Weary Blues”
Tradução: Adolfo Casais Monteiro
 
 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...