quarta-feira, 19 de agosto de 2020

ARMINDO RODRIGUES - Homem, abre os olhos e verás



ARMINDO RODRIGUES
(Lisboa, Portugal, 1904 – 1993)
Poeta, tradutor

***

Ligado ao movimento neo-realista, manteve-se fiel ao lirismo português. A partir de 1970 corrigiu e depurou os poemas publicados, trabalho que deu por concluído em 1986, ficando a sua obra poética a constar de 59 títulos. Neste mesmo ano deu a lume Um Poeta Recorda-se.

in “Livro dos Portugueses”

***

HOMEM, ABRE OS OLHOS E VERÁS

Homem,
abre os olhos e verás
em cada outro homem um irmão.

Homem,
as paixões que te consomem
não são boas nem más.
São a tua condição.

A paz,
porém, só a terás
quando o pão que os outros comem,
homem,
for igual ao teu pão






2 comentários:

  1. Uma reflexão lírica, porém profunda e cristã. Aqui no Brasil a distância de classes ricos X pobres, é um tropeço no desenvolvimento da nação, não há homens de ideias altruístas, penso que o Brasil está nodoado pelo machismo: pandemia de ignorâncias e vaidades, ufanismo, só vaidades. Não conhecem o Eclesiastes, nem mesmo os pastores, mas andam com a Bíblia na mão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto a ganância e o egoísmo dessa gente que enriqueceu à custa da corrupção e dos compadrios políticos e económicos, o Brasil, como outros dominados por gente nefasta, aniquilarão o desenvolvimento de gerações que subsistirão na miséria.

      Eliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...