domingo, 9 de agosto de 2020

JOSÉ CARDOSO PIRES – João Abel Manta (IV)



JOSÉ CARDOSO PIRES
(Vila de Rei, Portugal, 1925 - Lisboa, 1998)
Escritor, crítico literário

***

JOÃO ABEL MANTA (IV)

(continuação)

Não. Nem crítica programática aos contrastes do mundo, nem elegia de um mundo sem conflitos. As evidências de João Abel são terrivelmente mais profundas e universais. Uma colecção dos seus desenhos é um cadastro simbólico do homem de prestígios provincianos, abstractos, uma paisagem mítica que a moral doméstica desejaria contemplar na sala de estar depois do café e da segunda leitura do Diário de Notícias

Desejaria – se não fosse um certo clima ameaçador que a envolve, um certo travo à brincadeira que pode sair cara. Porque quanto ao mais, tudo como deve ser: andaimes lineares, objectos que «se percebem» e sem fantasias de «modernices» (no dicionário caseiro), estruturas materiais impecáveis, operários a uma distância decente, burgueses no quadro próprio, com o chefe patriarcalmente sentado e a respectiva esposa submissamente de pé… e a uma ponta, em primeiro plano, um cidadão do máximo respeito indicando com o ponteiro a base da harmonia em sociedade: as leis de Mendel, as virtudes dos cromossomas – numa palavra, a Razão de Sangue, a razão dos privilégios marialvas.

Reconhece-se por consequência uma crítica de perspectiva ambiciosa ao universo conceptual do cidadão provinciano. Nem Eça, longe disso, nem o próprio Pessoa, denunciaram tão ousadamente como João Abel o anacronismo dessa organização mental. 

Nem conheço crítico ou estudioso que tivesse provado, como ele provou com as suas ilustrações para a Carta de Guia de Casados, a descabelada moral marialva do bem-falante D. Francisco Manuel de Melo.

(Fim)


in “Cartilha do Marialva”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...