sexta-feira, 14 de agosto de 2020

JOÃO DE BARROS - Historiador



JOÃO DE BARROS
(Viseu, Portugal, 1496 - Pombal, 1570)
Historiador

***

Além de se dedicar à administração pública, João de Barros também interessou-se pelas letras. Muito influenciado pela filosofia humanista, escreveu várias obras em que destacou a importância da língua como factor de fixação da soberania imperial. 

Segundo ele, a língua não é apenas uma realidade instrumental, mas um elemento que representa a consciência nacional e fortalece o sentimento de comunidade, sendo um elemento fundamental do modo de ser português. 

Publicou, em 1540, a segunda gramática da língua portuguesa, intitulada Grammatica da Língua Portuguesa, sendo precedido, apenas, por Fernão de Oliveira. João de Barros sempre apresentou um interesse pela pedagogia e o ensino.

Escreveu também obras que exaltavam os feitos dos portugueses no mundo. A primeira, A Crónica do Imperador Clarimundo, publicada em 1522, exalta a história de Portugal. 

Em Décadas da Ásia, obra publicada em 4 volumes, sendo o primeiro de 1552, o autor narra as aventuras e as glórias do império português. 

É considerado um grande historiador devido à quantidade de informações sobre a história de Portugal que concentrou nos seus livros.

Morreu na mais completa miséria.




Fonte: “Instituto Camões” (excertos)




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...