domingo, 23 de agosto de 2020

LIMA DE FREITAS – VIEIRA DA SILVA e os seres dos espelhos (II)



LIMA DE FREITAS
(Setúbal, Portugal, 1927 — Lisboa, 1998)
Pintor, desenhador, escritor

***

VIEIRA DA SILVA E OS SERES DOS ESPELHOS (II)

(continuação)

Maria Helena Vieira da Silva começou a viajar desde criança. Aos cinco anos de idade viu, em Londres, uma representação de «O sonho de uma noite de verão», de Shakespeare, que sua mãe já lhe contara. O espectáculo reforçou o efeito de deslumbramento que a leitura maternal tinha provocado e mergulhou-a num mundo maravilhoso e feérico, com o qual a futura artista nunca mais deixou de manter estreitas e fecundas relações.

A sua educação foi livre, variada, enriquecedora; a família jamais dificultou à inteligência e à curiosidade da jovem o acesso à cultura, ao conhecimento, à beleza. Nenhum domínio do conhecimento lhe é vedado. 

Visita a Inglaterra, a França, a Itália – onde a pintura da escola de Siena lhe aparece como uma antevisão da pintura moderna. Estuda arte, em Lisboa, com Armando de Lucena, desenvolve o gosto pela música, inicia-se na escultura. 

Aos vinte anos parte para Paris, onde estuda com Bourdelle e Despiau. Segue as lições dos conhecidos mestres de pintura Othon Friesz, Fernand Léger, e também Waroquier, Dufresne, Bissière; aprende gravura com Hayter.

(continua)


in ”Voz Visível” – Ensaios – 1971




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...