domingo, 30 de agosto de 2020

LIMA DE FREITAS – VIEIRA DA SILVA e os seres dos espelhos (III)



LIMA DE FREITAS
(Setúbal, Portugal, 1927 — Lisboa, 1998)
Pintor, desenhador, escritor

***

VIEIRA DA SILVA E OS SERES DOS ESPELHOS (III)

(continuação)


Em 1930, Maria Helena Vieira da Silva, casa com o pintor húngaro Arpad Szenes, que conhecera na academia de desenho e pintura «La Grande Chaumière» e, três anos depois, inicia verdadeiramente a sua carreira. 

Com efeito, é em 1933 que a célebre Jeanne Bûcher revela a nossa compatriota ao grande público parisiense, ao organizar a primeira exposição de Vieira da Silva na sua importante galeria. Desde então a série das suas exposições nunca mais se interrompe, o seu nome vai conquistando gradualmente a notoriedade e, finalmente, a celebridade. 

Nem a guerra mundial conseguiu interromper a sua obra e a sua ascensão. Em 1939 Vieira da Silva vem a Portugal; já expusera em Lisboa, nomeadamente em 1935 e 1936, na galeria UP, mas sem que a sua presença tenha acordado o eco que merecia; desta vez, e de novo, a estadia em Lisboa foi breve. 

Vieira da Silva parte, poucos meses depois, para o Brasil, onde se demora sete anos. Aí a sua actividade reforça-se, ao contacto com a natureza impetuosa e a selva do jovem gigante que é esse imenso país. 

Ilustra vários livros, entre eles livros da poetisa Cecília Meireles, livros infantis, uma antologia de clássicos franceses editada no Rio de Janeiro, etc. Scliar e Santos realizam, em 1946, um filme sobre a já então famosa pintora francesa.

(continua)


in ”Voz Visível” – Ensaios – 1971





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...