domingo, 16 de agosto de 2020

LIMA DE FREITAS – VIEIRA DA SILVA e os seres dos espelhos (I)



LIMA DE FREITAS
(Setúbal, Portugal, 1927 — Lisboa, 1998)
Pintor, desenhador, escritor

***

VIEIRA DA SILVA E OS SERES DOS ESPELHOS (I)


Doze anos mais tarde estas palavras espalhafatosas, a que uma guerra mundial conferira já uma horrível ressonância, eram lidas com assombro, avidez e inquietação por uma menina lisboeta de 14 anos, de boas famílias e requintada educação. O nome: MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA, filha do economista Marco Vieira da Silva e neta do fundador de «O Século». 

A ousadia blasfemaria do futurista impressionou-a profundamente; seria necessário, como eles proclamavam, incendiar o Louvre? Para a futura grande pintora, cuja presença nos maiores museus de arte moderna é, desde há muitos anos, um facto consumado, começou com essa leitura, segundo refere Jean Grenier (um dos estudiosos da sua obra), uma aguda meditação sobre a arte moderna e de todos os tempos. O que era válido na tradição artística do passado? Que valores mereceriam o olvido, que novos valores se anunciavam no horizonte?

(continua)



in ”Voz Visível” – Ensaios – 1971




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...