quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

FEDERICO GARCÍA LORCA


         Federico García Lorca nasceu em Fuente Vaqueros, Granada, Espanha, no dia 5 de Junho de 1898. Viveu até 19 de Agosto de 1936.
         Poeta e dramaturgo, foi um atento observador dos costumes da sociedade rural espanhola.
        
         Escreveu peças teatrais que são clássicos da dramaturgia, tais como: “Bodas de Sangue”, “Yerma”, “A Casa de Bernarda Alba”.

        Algumas das suas obras poéticas: “Livro de Poemas”, “Romanceiro Gitano”, “Poeta em Nova Iorque”, “Sonetos do Amor Escuro”.

        No dia 19 de agosto de 1936, foi fuzilado em Granada, por militantes franquistas, no início da Guerra Civil Espanhola.                       
        Do seu último livro de poesias, “O Divã do Tamarit”, publicado em 1936, o poema que foi considerado como um premonitório adeus à vida.

                                      
                                    Gazel da Morte Sombria
 
Quero dormir o sono das maçãs,
afastar-me do tumulto dos cemitérios.
Quero dormir o sono daquele menino
que queria cortar o coração em alto-mar.

Não quero que me repitam que os mortos não perdem o sangue;
que a boca podre continua pedindo água.
Não quero saber dos martírios que a erva dá,
nem da lua com boca de serpente
que trabalha antes do amanhecer.

Quero dormir um instante,
um instante, um minuto, um século;
mas que todos saibam que não morri.;
que há um estábulo de ouro em meus lábios;
que sou o pequeno amigo do vento Oeste;
que sou a sombra imensa de minhas lágrimas.

Cobre-me o despontar da aurora com um véu,
porque me atirará punhados de formigas,
e molha com água dura os meus sapatos
para que resvale a pinça de seu escorpião.

Porque quero dormir o sono das maçãs
para aprender um pranto que me limpe de terra;
porque quero viver como aquele menino escuro
que queria cortar o coração em alto-mar.
 
Federico García Lorca
Tradução: Óscar Mendes

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...