domingo, 15 de dezembro de 2013

MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO

 
 

        
         Maria Amália Vaz de Carvalho nasceu em Lisboa, no dia 2 de Fevereiro de 1847.Viveu até 24 de Março de 1921.

        Foi poetisa, cronista, tradutora, biógrafa, crítica literária.

        Em 1867 escreveu o seu primeiro livro de poemas, intitulado: “Uma Primavera de Mulher”.

        Desempenhou um trabalho importante sobre o papel da mulher na sociedade da época, assim como na sua educação.

        Foi a primeira mulher a ingressar na Academia de Ciências de Lisboa, em 1912, a par da escritora Carolina Michaëlis.

        Em 1993, a Câmara Municipal de Loures criou o “Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho”, dedicado a jovens talentos de Poesia.

        Foi condecorada com o oficialato da Ordem de Sant´Iago.

        Em Lisboa, na Rua Rodrigo da Fonseca, existe um Liceu com o nome da poetisa.

       
        Este poema foi escrito por Maria Amália Vaz de Carvalho, dedicado a seu pai, José Vaz de Carvalho, “em tributo d´extremoso affecto e profunda gratidão”.


 
 
Ouve-me Pae, da minha lyra tímida
ouso as premicias a teus pés depôr,
e leia n´ellas o teu vasto espirito
humilde preito de infinito amor!
 
C´rôa singella de nevados lyrios,
por mim tecida com suave enleio!
vagas cadencias amorosas, languidas,
que a primavera me verteu no seio!...
 
Scentelhas soltas d´uma chamma etherea…
mysticos sonhos que eu soletro só…
que são?.. que valem, para o mundo frívolo
todo envolvido em seu doirado pó?
 
Só tu meu Pae acolherás sollicito
a minha incerta e juvenil canção!
tu, que de amores me doiraste a infância!..
me és premio à lira, e ao mal, se o fiz, perdão!
 
Oh! se n´um sonho fugitivo, rápido,
vira da gloria a divinal miragem…
se em magas horas de fugaz delírio
me endoidecera essa risonha imagem…
 
Se o echo ao longe dos aplausos fervidos
désse à minh´alma embriaguez febril,
e se os laureis d´entre inspirados extasis
me florejassem num perpetuo abril!
 
Sabes o premio que antevira, esplendido!
e a recompensa que eu sonhára então?
fôra em teus lábios um sorrir de jubilo
fôra uma bênção da tua nobre mão!


Maria Amália Vaz de Carvalho, in “Uma Primavera de Mulher”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...