terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ANTÓNIO BARBOSA BACELAR - A umas Saudades

 
 
 
 
 

António Barbosa Bacelar (Lisboa, Portugal, 1610-1663).

Foi um dos poetas mais distintos e prestigiados do período barroco em Portugal.

Além das obras jurídicas e filosóficas em prosa, deixou muitas poesias, grande parte escritas em língua castelhana.

A sua obra poética está essencialmente publicada na Fénix Renascida.

 

A umas Saudades


Saudades de meu bem, que noite e dia
A alma atormentais, se é vosso intento
Acabardes-me a vida com tormento,
Mais lisonja será que tirania.

Mas, quando me matar vossa porfia,
De morrer tenho tal contentamento,
Que em me matando vosso sentimento,
Me há-de ressuscitar minha alegria.

Porém matai-me embora, que pretendo
Satisfazer com mortes repetidas
O que à beleza sua estou devendo.

Vidas me dai para tirar-me vidas,
Que ao grande gosto com que as for perdendo
Serão todas as mortes bem devidas.


António Barbosa Bacelar, in “Fénix Renascida”.

 

 

1 comentário:

  1. Olá. Conheci seu site por meio da página Literatura É Arte. Gostei bastante. Também mantenho um blogue voltado, sobretudo, para resenhar (HQ, romances etc.). E outro onde posto produção minha (poesia, desenhos, fotografias). Se estiver a fim de parceria, é só conhecer meus espaços. Se gostar de algum, pode seguir e me avisar, que seguirei de volta. Abraços!
    Site de Resenhas: http://kleitongoncalves.blogspot.com.br
    Site de Poesia: http://poesias-ilustradas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...