quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

RUY BELO - Contigo aprendi coisas tão simples

 
 
 
 
 

Ruy Belo (Rio Maior, Portugal, 1933 – Queluz, Portugal, 1978).

Foi poeta, ensaísta, tradutor, professor e crítico literário.

Doutorou-se em Direito Canónico pela Universidade Gregoriana de Roma.
Apesar do seu curto período de actividade literária, é um dos maiores nomes da poesia portuguesa contemporânea.

Toda a sua obra poética foi publicada, em 2001, no livro intitulado Todos os Poemas.
 
 

Contigo aprendi coisas tão simples
 
Contigo aprendi coisas tão simples como
a forma de convívio com o meu cabelo ralo
e a diversa cor que há nos olhos das pessoas
Só tu me acompanhastes súbitos momentos
quando tudo ruía ao meu redor
e me sentia só e no cabo do mundo
Contigo fui cruel no dia-a-dia
mais que mulher tu és já a minha única viúva
Não posso dar-te mais do te dou
este molhado olhar de homem que morre
e se comove ao ver-te assim presente tão subitamente
          
Ruy Belo
 

 

 
 

1 comentário:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...