sexta-feira, 8 de setembro de 2017

ALICE WALKER - Sem expectativa

 
 
 
ALICE WALKER
(Condado de Putnam Geórgia, 1944)

Escritora, poetisa e ativista feminista

 
Alice Walker é uma mulher engajada na luta feminina e na luta negra que, com seus textos e personagens, apresenta a força dos afro-americanos, de seus valores e convicções. Em De amor e desespero a autora retrata mulheres negras - mulheres com experiências distintas mas unidas por sua vulnerabilidade diante da vida.

Um dos mais importantes títulos de toda a história da literatura, inspiração para a aclamada obra cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra do sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido.
Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery.
Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra extremamente actual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de género, etnia e classes sociais.

 
in “Escritas”

***
Palavras de Alice Walker
“Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens.”

 
*** 

 

SEM EXPECTATIVA
 
Não espere nada. Viva frugalmente
Na surpresa.
Torne-se um estranho
Para a necessidade de pena
Ou, se a compaixão vier livremente
Dada
Tome apenas o suficiente
Curta parada na urgência para pleitear
Então purgue-se da necessidade.
 
Deseje nada largamente
Em seu próprio pequeno coração
Ou maior que uma estrela;
Cultive um selvagem desapontamento
Com carinho insensível e frio
Faça uma cobertura
Para que sua alma.
 
Descubra a razão pela qual
Tão pequena humana figura
Existe em todos
Tanto medo insensato
Mas, não espere nada. Viva frugalmente
Na surpresa.
 
in ”Viva a Poesia”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...