terça-feira, 19 de setembro de 2017

PEDRO NUNES - Matemático

 
 
 
PEDRO NUNES
(Alcácer do Sal, Portugal, 1502 - Coimbra, 1578)

Matemático

Pedro Nunes era de ascendência judaica e fez os seus estudos em artes, medicina e matemática, de 1520 a 1526, ano em que se tornou bacharel. Pensa-se que, posteriormente, terá frequentado a Universidade de Alcalá de Henares.
Já em Lisboa, foi nomeado, por alvará régio de 16 de Novembro de 1529, cosmógrafo do reino, sendo então admitido, através de concurso para a Universidade de Lisboa (4 de Dezembro de 1529) para leccionar filosofia  moral, vindo posteriormente a assegurar também as cadeiras de lógica e metafísica.
Pedro Nunes foi, sem dúvida, um competente mestre e um dos grandes expoentes da ciência portuguesa do século XVI.
Publicou numerosas obras, como o Tratado da Sphera(1537), De Crepusculis (Lisboa, 1542) e De Arte Navigandi libri duo, entre outros. Foi contudo a obra De Crepusculis, onde descreve a sua descoberta — o nónio, aparelho utilizado para medir fracções de grau no astrolábio — a que lhe valeu maior êxito.
"O século XVI pode ser chamado, na história da Matemática Ibérica, o século de Pedro Nunes. Portugal teve neste século a hegemonia das Matemáticas na nossa Península, não porque Pedro Nunes por si só vale por muitos. Nos variados ramos da referida ciência de que tratou, nenhum outro matemático português o igualou."

 
in “Panegíricos e Conferências” de Francisco Gomes Teixeira ( Armamar, Portugal, 1851 - Porto, 1933), matemático.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...