domingo, 7 de outubro de 2018

HÉLDER MACEDO – O Lamento de José



HÉLDER MACEDO
(África do Sul, 1935)
Poeta, romancista, crítico e investigador literário

***
É Emeritus Professor do King´s College na Universidade de Londres, onde, até Setembro de 2004, foi titular da Cátedra Camões, Director Associado do Instituto de Estudos Românicos e editor da revista "Portuguese Studies". Professor visitante da Universidade de Harvard e de Universidades em França, Espanha e no Brasil, esteve ainda como professor e escritor residente em Berkeley, na Universidade da Califórnia. 

Reconhecido poeta, romancista e ensaísta, é membro da Academia de Ciências de Lisboa e do King's College, na Universidade de Londres.

Os seus actuais interesses de investigação incluem a arte da ficção e da poesia, Literatura e Cultura Britânica e Portuguesa e Pintura Portuguesa Contemporânea.


in “Universidade de Coimbra” (excerto)

***

O Lamento de José

Amei. Não fui amado. Sem paixão.
O mundo que inventaste não permite
nem que o rancor defina o meu amor.
Teu corpo fecundei
inchou de mim
mas como um estupro do que te ofereci
recusaste a verdade do meu corpo
no filho que pariste
em vez do meu.
Meu destino cumpri em não ter sido.
Estou velho e só.
Que venha a morte
Mas que seja minha.











Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...