quinta-feira, 18 de outubro de 2018

LÊDO IVO - Passeio no jardim



LÊDO IVO
(Maceió, Brasil, 1924 — Sevilha, Espanha, 2012)
Poeta, romancista, jornalista
***
Em 1944, publica seus primeiros poemas no livro As Imaginações. Os anos subsequentes vêem a sua obra literária ganhar corpo com o lançamento de poesias, romances, contos, crónicas e ensaios.
Em 2004 é lançada a primeira edição das suas obras completas, com seis décadas de poesia e prosa. Para os críticos e historiadores literários, Ivo filia-se na terceira geração do modernismo, com evidente preocupação com a linguagem e o retorno a sensos estéticos anteriores à fase experimental do movimento. 
in “Enciclopédia Itaú Cultural” (excertos)

***
PASSEIO NO JARDIM

Quem aspira o perfume
deste longo jardim
de palavras cortadas
como se fossem caules
vê no chão espalhadas
as pétalas da rosa:
estilhaços de mim.

Nunca me completei
e sonho o que seria
se a mim me reunisse
a mim mesmo somado
como um ramo de flores
ou a gota de orvalho
na manhã condenada.

Sempre me procurei
dentro de mim perdido
em meus próprios domínios.
E no nunca me achar
é que me encontro e sou.
Só parto ao regressar.
Só venho quando vou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...