quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

LUIS SEPÚLVEDA - Livros



LUIS SEPÚLVEDA
(Ovalle, Chile, 1949)
Escritor

***

5 de Fevereiro: livros

Abro a porta e vejo um rapaz vestido quase como um escuteiro, pois só lhe falta o chapéu Baden Powell. Esclarece logo que não vem pedir dinheiro, nem comida, mas livros, porque no seu bairro estão a fazer uma biblioteca. Em seguida, mostra-me vários documentos que o acreditam como bibliotecário e uma comunidade pobre de Santiago.

Com ele vão Cavalaria Vermelha, de Isaac Babel, um romance de Andrea Camilleri, O Ladrão de Merendas, outro e Alfonso Mateo Sagasta, Ladrones de Tinta, e uns quantos livros meus.

Vejo-o a afastar-se seguro e decidido. Não tem mais de quinze anos esse agitador da leitura, esse perigoso combatente da cultura que me recorda a mim próprio quando tinha a sua idade.

- Estás a chorar? – indaga a minha companheira. – Claro, choro porque nem tudo está perdido – respondo-lhe.



in ”Histórias daqui e dali”




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...