terça-feira, 19 de novembro de 2013

A POESIA E AS GUERRAS – (III)

 
       
 
 

                                                            
                                                        Guerra

 

                                    
                                    São meus filhos. Gerei-os no meu ventre.
                                    Via-os chegar, às tardes, comovidos,
                                    nupciais e trementes
                                    
do enlace da vida com os sentidos.


                                     
Estiveram no meu colo, sonolentos.
                                     Contei-lhes muitas lendas e poemas.
                                     Às vezes, perguntavam por algemas.
                                     Respondia-lhes: mar, astros e ventos.
 
 
                                     Alguns, os mais ousados, os mais loucos,
                                     desejavam a luta, o caos, a guerra.
                                     Outros sonhavam e acordavam roucos
                                     de gritar contra os muros que há na Terra.


                                     
São meus filhos. Gerei-os no meu ventre.
                                      Nove meses de esperança, lua a lua.

                                      Grandes barcos os levam, lentamente…


 

 
Natércia Freire, in “Obra Poética”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...