sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PRÉMIO CAMÕES - 1991

 
        José Craveirinha nasceu em Lourenço  Marques, actual Maputo, Moçambique. (1922-2003)
         Foi o primeiro autor africano a receber o Prémio Camões, em 1991, no Rio de Janeiro, Brasil.
         Além dos cinco livros publicados em vida do poeta, foram editadas duas antologias póstumas, que incluem os seus principais poemas.
        José Craveirinha é um dos nomes mais importantes da literatura moçambicana.
 

 
Remendos de estrelas

 
Remendos de estrelas
passajadas no espaço
reconstroem todo o céu.

Mãe:
E se não houvesse estrelas
se o teu ventre me não gerasse
e se o céu em vez de infinito
fosse de pergamóide azul?

Que espécie de poesia, mãe
faria um poeta que não renuncia
exatamente como eu
à cor com que nasceu?

José Craveirinha
Ilustração: Juniorlopes
 
 
“Nasci a primeira vez em 28 de Maio de 1922. Isto num domingo. Chamaram-me Sontinho, diminutivo de Sonto. Isto por parte da minha mãe, claro. Por parte do meu pai, fiquei José. Aonde? Na Av. Do Zihlahla, entre o Alto Maé e como quem vai para o Xipamanine. Bairros de quem? Bairros de pobres. Nasci a segunda vez quando me fizeram descobrir que era mulato..."
José Craveirinha
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...