quarta-feira, 6 de novembro de 2013

FERNANDO ECHEVARRÍA


         Fernando Echevarría nasceu no dia 26 de Fevereiro de 1929 em Cabezón de la Sal, Santander, Espanha.

        É filho de pai português e mãe espanhola.

        A partir de 1931, viveu em Vila Nova de Gaia, Portugal, onde estudou. Dezasseis anos depois regressa a Espanha.

        Em 1956, publicou o seu primeiro livro, intitulado “Entre Dois Anjos”.

        Colaborou em diversas revistas literárias, tais como: “Colóquio /Letras”; “Graal”; “A Phala”; “Eros”.

        Em 2001, publicou uma Colectânea com duzentos poemas.

        A sua poesia está presente em diversas antologias poéticas.

        Foi galardoado com vários prémios, destacando-se: o “Grande Premio de Poesia” do PEN Club, o “Grande Prémio de Poesia” da Associação Portuguesa de Escritores, o “Prémio Fundação Luís Miguel Nava” e o “Prémio D. Dinis”.
 
     Amor à Vista
 
Entras como um punhal
até à minha vida.
Rasgas de estrelas e de sal
a carne da ferida.
Instala-te nas minas.
Dinamita e devora.
Porque quem assassinas
é um monstro de lágrimas que adora.
Dá-me um beijo ou a morte.
Anda. Avança.
Deixa lá a esperança
para quem a suporte.
Mas o mar e os montes...
isso, sim.
Não te amedrontes.
Atira-os sobre mim.

Atira-os de espada.
Porque ficas vencida
ou desta minha vida
não fica nada.
Mar e montes teus beijos, meu amor,
sobre os meus férreos dentes.
Mar e montes esperados com terror
de que te ausentes.

Mar e montes teus beijos, meu amor!...


Fernando Echevarría, in “Poesia”
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...