quinta-feira, 14 de novembro de 2013

RABINDRANATH TAGORE

 

          Rabindranath Tagore nasceu em Calcutá, Índia, no dia 6 de Maio de 1861. Viveu até 7 de Agosto de 1941.

        Foi poeta, contista, dramaturgo, ensaísta e romancista.

        Escrevia em bengali, uma das línguas do seu País.

        Em 1901, fundou uma escola de filosofia, em Santiniketan.
        A poesia de Tagore foi influenciada pela poesia tradicional indiana. Existe, na sua obra, um forte elemento místico.

        A sua criação mais conhecida, “Oferenda Lírica”, foi publicada em 1910.

        Ganhou, em 1913, o “Prémio Nobel de Literatura”. Foi o primeiro poeta asiático a receber este galardão.
 

 
                                      A Prisão do Orgulho

 
Choro, metido na masmorra
do meu nome.
Dia após dia, levanto, sem descanso,
este muro à minha volta;
e à medida que se ergue no céu,
esconde-se em negra sombra
o meu ser verdadeiro.

 
Este belo muro
é o meu orgulho,
que eu retoco com cal e areia
para evitar a mais leve fenda.

 
E com este cuidado todo,
perco de vista
o meu ser verdadeiro.
 
 
Rabindranath Tagore, in "O Coração da Primavera"
Tradução:Manuel Simões
 

 
 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...