segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EDUARDO LOURENÇO

 
 
 
         Eduardo Lourenço nasceu em São Pedro do Rio Seco, no dia 23 de Maio de 1923.

Professor universitário, ensaísta e filósofo, é uma das personalidades mais destacadas da cultura portuguesa contemporânea.

       Foi Assistente de Filosofia na Universidade de Coimbra; Leitor na Universidade de Hamburgo; Leitor na Universidade de Heidelberg; Leitor na Universidade de Montpellier; Professor convidado na Universidade da Baía; Leitor na Universidade de Grenoble; Professor na Universidade de Nice; Professor na Universidade Nova de Lisboa; Conselheiro Cultural junto da Embaixada Portuguesa em Roma.
        
        Recebeu doutoramentos Honoris Causa pelas seguintes Universidades: Rio de Janeiro, Coimbra, Nova de Lisboa, Bolonha.
      
        Foi galardoado com diversos prémios, destacando-se o "Prémio Camões" e o "Prémio Pessoa".
 
        Eduardo Lourenço nunca se submeteu a qualquer corrente de pensamento ou escrita, sendo a sua obra vincadamente personalizada.
 
 
            Um excerto do livro: “Labirinto da Saudade”:
 
       "A consciência da nossa fragilidade histórica projecta os seus fantasmas simultaneamente para o passado e para o futuro. Já noutra ocasião, a propósito do Frei Luís de Sousa o tentámos mostrar. O drama de Garrett é fundamentalmente a teatralização de Portugal como povo que só já tem ser imaginário (ou mesmo fantástico) - realidade indecisa, incerta do seu perfil e lugar na história, objecto de saudades impotentes ou pressentimentos trágicos. (...) Lembro-me, eu, se não será tudo, ainda hoje, a continuidade do destino português?”
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...