quarta-feira, 12 de março de 2014

Cancioneiro Popular – (VII)

 

 
              Locaes

 
Minha mãe casou-se em Braga

C´um gaiato de Lisboa;

Não tinha calsa, nem véstia,

Camisa nem má, nem bôa.

Fui ao Porto, fui a Braga,

Também fui ao Limoeiro;

Não achei melhor amigo

Que a bolsa do meu dinheiro.

Oh Villa-Real alegre,

Provincia de Trás-os-Montes,

Nos dias que te vejo

Meus olhos são duas fontes.

Nunca me lembrou Bragança,

Agora já não me esquece

Nem que tal cidade havia

Nem de noite, nem de dia.

Já fui soldado em Braga,

Alferes em Pena-Macôr,

Agora sou general,

Capitão  do teu amor.

 
Canção incluída no “Cancioneiro Popular” de 1867, coligida por Teófilo Braga.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...