terça-feira, 18 de março de 2014

Josefina Plá

 
 
 
 
Josefina Plá (1903-1999) nasceu na Ilha de Lobos, Canárias, Espanha.
 
 

Com 24 anos de idade foi viver para o Paraguai, onde  se radicou definitivamente.

Poetisa, dramaturga, jornalista, ensaísta, crítica de arte e artista plástica, dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento cultural no Paraguai, incentivando o interesse pelas artes em geral.

Publicou mais de cinquenta livros, entre os quais: “O Preço dos Sonhos”; “Invenção da Morte”; “Luz Negra”; “Os Trinta mil Ausentes”, “Tempo e Escuridão”, além de participação em diversas antologias.

Como reconhecimento pelo seu trabalho cultural, a Universidade de Assunción, Paraguai, concedeu-lhe, em 1981, o título de “Doutora Honoris Causa”.

Recebeu outras distinções, entre elas : “Mulher do Ano”, (Paraguai, 1977);  “Dama da Ordem de Isabel a Católica” (Espanha, 1977); “Medalha do Ministério de Cultura de São Paulo” ( Brasil, 1979); “Prémio Ollantay” do CELCIT, (Venezuela, 1983); “Membro Correspondente da Real Academia Espanhola da História” (Espanha, 1987).

 
Palavras de Josefina Plá:
“Ao descascar a palavra esperança encontrei polpa de maçã e caroço de pedra; ao descascar a palavra amor achei pele de pêssego e carne de cinza; ao descascar a palavra verdade, encheu as minhas mãos e ao chegar à minha boca não existia.”




        Sonho dos sonhos


Secreta noite ferida de minguante
que cai onde não há água nem terra.
Marcha a cortar o fio da lua crescente,
minhas raízes, que são o lugar onde não estive.

Traíram meu coração, negra violeta,
que dormia à beira de um outro sonho.
O que hei de chamar e não saberei o seu nome.
Me há de cantar, e não hei de compreendê-lo.

E levarei, caminhando ao meio dia
de vinte céus com vinte opostos sóis,
minha angústia em vinte vozes, sem o meu sangue.

Hei de chorar mil anos sem meu pranto
e hei de dormir mil anos, sem os meus olhos,
noites com vinte pétalas de luas.


Josefina Plá

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...