terça-feira, 11 de março de 2014

Safo


Safo nasceu entre 625 e 580 a.C. na ilha grega Lesbos, localizada no nordeste do mar Egeu.
Pouco se sabe , de concreto, acerca da vida de Safo. O que se sabe é, quase tudo, lendário ou semilendário.

Esta famosa poetisa  cantava a beleza e o amor, em versos admiráveis.
Das suas odes, apenas duas chegaram completas até hoje. Das restantes , apenas existem fragmentos.

Platão atribui-lhe o cognome  de “Décima Musa”.

 
Palavras de Safo:
“Se a morte fosse um bem, os deuses não seriam imortais.”



       A uma mulher amada
 
Ditosa que ao teu lado só por ti suspiro!
Quem goza o prazer de te escutar,
quem vê, às vezes, teu doce sorriso.
Nem os deuses felizes o podem igualar.
Sinto um fogo sutil correr de veia
em veia por minha carne, ó suave bem querida,
e no transporte doce que a minha alma enleia
eu sinto asperamente a voz emudecida.
Uma nuvem confusa me enevoa o olhar.
Não ouço mais. Eu caio num langor supremo;
E pálida e perdida e febril e sem ar,
um frêmito me abala... eu quase morro... eu tremo.
 
Safo



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...