domingo, 30 de março de 2014

Dante Alighieri


 
 
Dante Alighieri (1265-1321) nasceu em Florença, Itália.
 
Escritor, poeta e político, foi chamado o “Pai da Língua Italiana”.
 
Tinha apenas nove de idade quando se apaixonou pela jovem Beatriz Portinari.
 
A história de amor de Dante é contada no seu livro de sonetos “A Vida Nova”.
 
Esteve envolvido no conflito Guelph-Ghibelline.
 
Lutou na Batalha de Campaldino com os guelfos florentinos contra os gibelinos.
 
Viveu o resto da vida exilado em Ravenna.
 
“A Divina Comédia”, considerada uma obra-prima da literatura, narra a sua viagem pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, acompanhado por Beatriz, seu amor de infância.
 

Palavras de Dante Alighieri: "Não há maior dor do que a de nos recordarmos dos dias felizes quando estamos na miséria."



Poema de Dante para Beatriz


E acostumou-se à sua tirania,
Que, se a princípio parecia rude,
Suave agora me habita o coração.
Assim, quando me tira tanto as forças
Que os espíritos vejo me fugirem,
Então a minha frágil alma sinto
Tão doce, que o meu rosto empalidece,
Pois Amor tem em mim tanto poder
Que faz os meus suspiros me deixarem
E saírem chamando
A minha amada, para dar-me alento.
Onde quer que eu a veja, tal sucede,
E é coisa tão húmil que não se crê.


Dante Alighieri, in "Vida Nova"

 
 

3 comentários:

  1. Grata pela publicação. Assisti há pouco uma palestra em Italiano sobre DANTE E LA MATEMATICA, e tive vontade de buscar um poema em português. Achei. Grata!

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...