domingo, 25 de março de 2018

AMBROSE BIERCE - O juiz e o acto tresloucado


AMBROSE BIERCE
(Ohio, EUA, 1842 – 1913)
Escritor, crítico satírico, jornalista

***
Jornalista de acerado estilete, contista de raro estilo, polemista temível e lexicógrafo do Diabo, foi dado como desaparecido na revolução mexicana. Este mistério figura entre os enigmas da história literária norte-americana.

Não recebeu qualquer instrução além da que obteve nos livros do pai, camponês pobre.

Quando nos EUA deflagra, em 1861, a guerra civil provocada pela abolição da escravatura, Bierce alista-se como voluntário nas tropas abolicionistas, participando em muitas lutas e distinguindo-se nas batalhas do Oeste.

Tanto os seus primeiros livros, onde já há obras-primas, como mais tarde o célebre Dicionário do Diabo ou as Obras Completas, nunca terão, em vida do escritor, grande êxito junto do público. Desde a Guerra da Secessão, Bierce, misantropo e herdeiro da tradição satírica de Juvenal a Swift, sempre castigou sem piedade e sem excepções a estupidez humana. 

***
O juiz e o acto tresloucado

Um Juiz, que durante muitos anos havia procurado em vão uma oportunidade de se distinguir por um acto infame – e que nenhum litigante achava digno de ser subornado – sentou-se um dia no Banco, lamentando a sua pouca sorte e ameaçando pôr fim à vida caso as coisas não melhorassem. De súbito, encontrou-se frente a uma figura terrível, toda amortalhada, cuja palidez e olhar pétreo o tolheram com horrível apreensão.

- Quem és – balbuciou – e ao que vens?

- Sou o Acto Tresloucado – foi a resposta sepulcral -; podes cometer-me.

- Não – disse o Juiz, pensativo -; isso seria cometer uma irregularidade. Hoje não me acometo às funções de magistrado.




in “Esopo emendado & outras fábulas fantásticas”




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...