sábado, 3 de março de 2018

VLADÍMIR MAIAKÓVSKI - O bilhete do suicida



VLADÍMIR MAIAKÓVSKI
(Baghdati, Império Russo, 1893 - Moscovo, Rússia, 1930)
Poeta e dramaturgo

***
É considerado em todo o mundo como o poeta da revolução e do futurismo. Viajou muito pelo país e pelo mundo, divulgando a sua arte e aparecendo diante de vastos auditórios para os quais lia os seus versos.
Vladímir Maiakóvski matou-se no dia 14 de Abril de 1930 e deixou este bilhete:


O bilhete do suicida

A todos
De minha morte não acusem ninguém, por favor, não façam fofocas. O defunto odiava isso.
Mãe, irmãs e companheiros, me desculpem, este não é o melhor método (não recomendo a ninguém), mas não tenho saída.
Lília, ame-me.
Ao governo: minha família são Lília Brik, minha mãe, minhas irmãs e Verônica Vitoldovna Polonskaia.
Caso torne a vida delas suportável, obrigado.
Os poemas inacabados entreguem aos Brik, eles saberão o que fazer.
Como dizem:
caso encerrado,
O barco do amor
espatifou-se na rotina.
Acertei as contas com a vida
inútil a lista
de dores,
desgraças
e mágoas mútuas.
Felicidade para quem fica.


Vladímir Maiakóvski
12/IV/30

Tradução: Augusto de Campos




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...