segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ARY DOS SANTOS - Minha Mãe Que Não Tenho



ARY DOS SANTOS
(Lisboa,  Portugal, 1937-1984)
Poeta, declamador

***

Minha Mãe Que Não Tenho

Minha mãe que não tenho  meu lençol
de linho  de carinho de distância
água memória viva do retrato
que às vezes mata a sede da infância.

Ai água que não bebo em vez do fel
que a pouco e pouco me atormenta a língua.
Ai fonte que não oiço  ai mãe  ai mel
da flor do corpo que me traz à míngua.

De que Egito vieste?  De qual Ganges?
De qual pai tão distante me pariste
minha mão  minha dívida de sangue
minha razão de ser violento e triste.

Minha mãe que não tenho  minha força
sumo da fúria que fechei por dentro
serás sibila  virgem  buda  corça
ou apenas um mundo em que não entro?

Minha mãe que não tenho inventa-me primeiro:
constrói a casa  a lenha e o jardim
e deixa que o teu fumo  que o teu cheiro
te façam conceber dentro de mim.





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...