sábado, 2 de março de 2019

ARY DOS SANTOS – Retrato de Gomes Leal



ARY DOS SANTOS
Lisboa, Portugal, 1937 – 1984)
Poeta, declamador, publicitário


***

RETRATO DE GOMES LEAL


Meu menino anarquista  minha trança
cor do luto da terra que é a nossa
meu pequeno quixote  sancho pança
no meio da praça príncipe da troça

Meu demónio de versos  minha estrela
minha luva amarela  meu tunante
que namoras beatas à janela
e fodes a duquesa de brabante.

Minha rosa de rimas  meu sacrário
meu cálice no bar do anticristo
minha espora de vinho  visionário
deste quase protesto de opereta.
Meu quase tudo quanto resta disto
meu poeta  meu trapo  meu trombeta.




in "Obra Poética"

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...