quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fernanda Botelho

 

Fernanda Botelho (1926-2007) nasceu no Porto, Portugal.

Foi escritora, poetisa e tradutora.

Foi uma das fundadoras da revista literária “Távola Redonda”. Nela publicou seis poemas, que marcaram o início da sua carreira literária.

Colaborou em revistas literárias, tais como: “Graal”; “Europa”; “Tempo Presente”  e “Panorama”.

Algumas das suas obras: “ As Coordenadas Líricas”; “O Ângulo Raso”; Calendário Privado”; “A Gata e a Fábula”; “Lourenço, é Nome de Jogral”; “Dramaticamente Vestida de Negro”; “Esta Noite Sonhei com Brueghel”; “Festa em Casa de Flores”; “Os Gritos da Minha Dança”.

Foi agraciada com os seguintes prémios literários: “Prémio Camilo Castelo Branco”; “Prémio Nacional de Novelística”; “Prémio da Crítica“; “Prémio Eça de Queirós” e o “Prémio Pen Clube Português de Ficção”.

Recebeu uma medalha da Direcção Geral das Relações Culturais de Itália, pela tradução de “O Inferno “, de Dante.

Foi distinguida com o grau de “Grande Oficial da Ordem do Mérito”.

Na Bélgica, foi galardoada com a “Ordem de Leopoldo I”.

 
 
Palavras de Fernanda Botelho:

Nem na morte vou perder o meu sentido de humor nem a minha ironia".

 

        As Coordenadas Líricas



Desviou-se o paralelo um quase nada
e tudo escureceu:
era luz disfarçada em madrugada
a luz que me envolveu

A geométrica forma de meus passos
procura um mar redondo.
Levo comigo, dentro dos meus braços,
oculto, todo o mundo.

Sozinha já não vou. Apenas fujo
às negras emboscadas.
Em cada esfera desenho o meu refúgio
— as minhas coordenadas.



Fernanda Botelho, in "Coordenadas Líricas"

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...