sábado, 3 de maio de 2014

Jean Racine

 

Jean Racine (1639-1699)nasceu em La Ferté-Milon, França.  

Poeta, dramaturgo, matemático e historiador,  considerado como um dos mais notáveis autores de tragédias clássicas.

 
Estudou no Convento Jansenista de Port-Royal, onde aprendeu grego e latim. Ali descobriu os grandes poetas trágicos da Antiguidade (Sófocles, Eurípides e Ésquilo).

 
Junto com Molière e Corneille, formou o trio dos grandes dramaturgos clássicos franceses do século XVII.
 
Racine escrevia com grande elegância, sendo reconhecido como o maior mestre da língua francesa.

 
Algumas das suas obras: “Ester”; “Atalia”; “Mitrídates”; “Berenice; “A Tebaida”; “Alexandre”; “Andrômaca”; “Britânico”; “Fedra”.

 
Racine foi nomeado historiador oficial pelo rei Luís XIV, um título honorífico de grande prestígio, raramente concedido aos homens de letras.

 
Com trinta e três anos de idade foi eleito para a Academia Francesa.


 
Palavras de Jean Racine:
"Os mais infelizes são os que menos ousam chorar."      
 
 
Excerto de uma cena  da peça trágica  “Fedra” :
 
(Fedra dirige-se a Enone, sua ama e confidente)
Fedra: Os teus pedidos fizeram-me esquecer o meu dever.
Eu evitava Hipólito e tu fizeste-mo ver.
Com que direito te encarregaste disso?
Porque é que a tua boca ímpia
Acusando-o, ousou denegrir a sua vida?
Ele morrerá, talvez, e o voto sacrílego
Dum pai exaltado, será realizado.
Eu não te escuto mais. Vai-te, monstro execrável:
Vai, deixa-me o cuidado do meu destino deplorável….”
 
Jean Racine, in “Fedra”
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...