quinta-feira, 8 de maio de 2014

Prémio Camões - 1999

 

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) nasceu no Porto, Portugal.
Dramaturga, ensaísta e tradutora foi uma das mais importantes poetisas portuguesas.

Em 1999, foi galardoada com o “Prémio Camões”. Recebeu-o em Salvador, no Brasil.

 

Palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen:

“Sempre a poesia foi para mim uma perseguição do real. Um poema foi sempre um círculo traçado à roda duma coisa, um círculo onde o pássaro do real fica preso.”



                           Aqui
 
Aqui, deposta enfim a minha imagem,
Tudo o que é jogo e tudo o que é passagem,
No interior das coisas canto nua.
Aqui livre sou eu — eco da lua
E dos jardins, os gestos recebidos
E o tumulto dos gestos pressentidos,
Aqui sou eu em tudo quanto amei.
Não por aquilo que só atravessei,
Não pelo meu rumor que só perdi,
Não pelos incertos actos que vivi,
Mas por tudo de quanto ressoei
E em cujo amor de amor me eternizei.
 
Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Dia do Mar'
Ilustração: caricatura de autoria do pintor e ilustrador português Carlos Botelho.





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...