quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Jaime Cortesão

 
 
 
 
 

Jaime Cortesão (1884-1960) nasceu em Ançã, Cantanhede, Portugal.

Foi historiador, médico, escritor, poeta, dramaturgo e político.

A política e a literatura preencheram a vida de Jaime Cortesão.

Participou, como voluntário, no Corpo Expedicionário Português, durante a Primeira Guerra Mundial. Publicou as memórias deste acontecimento.

Por motivos políticos, esteve exilado durante vários anos.

Residiu no Rio de Janeiro, Brasil, onde foi professor do ensino universitário.

Na comemoração do 4º centenário da fundação da cidade de São Paulo, realizou a Exposição Histórica desta cidade.

Algumas das obras de Jaime Cortesão: A Morte da Águia, Glória Humilde, O Infante de Sagres, A Expedição de Pedro Álvares Cabral e o Descobrimento do Brasil, A Expansão dos Portugueses na História da Civilização.
 
 
 
 
            Renascimento
 
 
Nasci de novo. Eis-me liberto, enfim!
Foi por um Céu, de estrelas todo cheio,
Numa visão de Amor, que um Anjo veio
Descendo até poisar ao pé de mim.
 
O beijo que me deu não teve fim...,
Apertou-me nos braços contra o seio,
Abriu os lábios segredando..., e a meio
Bateu asas e levou-me assim.
 
Ai! como é doce o seio que me embala!
E como tudo é novo e mais profundo!...
Mas já não volta, ou, quando volta, é morto!
 
Noutro Mundo melhor eu vivo absorto,
E logo conheci que a esse Mundo
Quem vai não volta, ou, quando volta, é morto.
 
 
Jaime Cortesão, in “A Águia”.    
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...