sábado, 4 de outubro de 2014

Que pensam os escritores sobre os animais?









  Que pensam os escritores sobre os animais?

                                

Agustina Bessa-Luís (portuguesa): Animais - eles são a medida da nossa paz com o mundo criado; eles são um dado de consolação porque não mudam para como quem tanto muda como nós, humanos.

James Froude (inglês): Os animais selvagens nunca matam por divertimento. O homem é a única criatura para quem a tortura e a morte dos seus semelhantes são divertidas para si.

Victor Hugo (francês): O cão é a virtude que, não podendo fazer-se homem, se fez animal.

Teixeira de Pascoaes (português): Os animais são pessoas, como nós somos animais.

Friedrich Nietzsche (alemão): O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele.

John Wilmot (inglês): Serei um cão, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional.

Mark Twain (norte-americano): Se recolheres um cão que ande meio morto, podes engordá-lo e não te morderá. Essa é a diferença mais notável que existe entre um cão e um homem.

Arthur Schopenhauer (alemão): A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

Charles Darwin (inglês): "A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."

Christian Hebbel (alemão): Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?

George Eliot (inglesa): Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam.

Fernando Pessoa (português): "O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós não."

Camilo Castelo Branco (português): "Antigamente os animais falavam, hoje, escrevem!"




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...