quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Prémio Camões - 2004

 
 
 
 
 

Agustina Bessa-Luís (Vila Meã, Portugal, 1922).

 
Foi distinguida, em 2004,  com o Prémio Camões.
A sua vasta obra abrange diversos géneros, tais como: romance, novela, conto,  tradução, literatura infantil.
O Júri considerou que a escritora contribuiu para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa.
 
 
Palavras de Agustina Bessa-Luís:
"A arte não pode ser política, nem sujeição social, nem glosa duma ideia que faz época; nem mesmo pode estar de qualquer forma aliada ao conceito «progresso». É algo mais. É o próprio alento humano para lá da morte de todas as quimeras, da fadiga de todas as perguntas sem solução."
 
 
O Que é Escrever?
 
Escrever é isto: comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo, que é sempre experimentado nos povos como uma infusão de laboratório, cada vez mais sofisticada.
Eu penso que o escritor com maior sucesso (não de livraria, mas de indignação social profunda) é aquele que protege os homens do medo: por audácia, delírio, fantasia, piedade ou desfiguração.
Mas porque a poética precisão de um acto humano não corresponde totalmente à sua evidência. Ama-se a palavra, usa-se a escrita, despertam-se as coisas do silêncio em que foram criadas.
Depois de tudo, escrever é um pouco corrigir a fortuna, que é cega, com um júbilo da Natureza, que é precavida.
 
Agustina Bessa-Luís, in "Contemplação Carinhosa da Angústia" 

 
 


2 comentários:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...