sábado, 18 de fevereiro de 2017

ARMANDO JORGE – Coreógrafo e bailarino





ARMANDO JORGE
(Cadaval, Portugal, 1938)

Bailarino, coreógrafo, director artístico e professor 

Começou a estudar dança com Margarida de Abreu, quando ainda era aluno do curso especial de pintura da Escola de Belas-Artes de Lisboa. Iniciou a sua carreira no Círculo de Iniciação Coreográfica de 1959 e, dois anos depois, já como profissional, integra o elenco do Grupo de Bailados Portugueses Verde Gaio, onde rapidamente ascendeu a uma posição de destaque. 

Em 1962 ingressou nos Grands Ballets Canadiens, como solista, por influência directa do antigo bailarino da Companhia do Marquês de Cuevas, o francês Daniel Sellier, com quem trabalhara em Lisboa durante algumas temporadas.

A convite da Fundação Gulbenkian, deslocou-se a Portugal em 1964 para dançar o “pas de deux” do III acto do Lago dos Cisnes (o “Cisne Negro”), no VIII Festival Gulbenkian de Música, acompanhado por Margery Lambert. De volta ao Canadá, retomou o seu trabalho nos GBC tendo regressado definitivamente a Portugal (e ao GGB) em 67, também acompanhado de Margery Lambert.

Interpretou alguns papéis do reportório clássico, como Albrecht, em “Giselle”, o Poeta nas “Sílfides”, o Príncipe no “Quebra Nozes”, Siegfried no “lago dos Cisnes” e ainda o papel titular de Petruchka”. Coreografou os bailados “Movimentos Sinfónicos” (mus. Haydn, 1971), “Canto da Solidão” (música Álvaro Cassuto, 1973), “Hossana Para Um Tempo Novo” (música Rachmaninov, 1977), “Carmina Burana” (música Carl Orff, 1979), “Sonho de Uma Noite de Verão” (música Mendelssohn, 1995), etc.



Fonte: Centro Nacional de Cultura (excertos)


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...