sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

AUGUSTO DOS ANJOS - Psicologia de um Vencido




AUGUSTO DOS ANJOS 
(Paraíba, Brasil, 1884 — Leopoldina, Minas Gerais, 1914)

Poeta

A sua poesia, muito pessoal e desligada de qualquer escola, traduz angústia, desespero, cepticismo, obsessão da morte, tudo expresso numa linguagem violenta, carregada de termos científicos, que contribuiu para radicalizar as opiniões em torno do poeta. Materialista, não raro deixa ver, nos seus versos, uma nostalgia do espiritual.

Principais obras: Saudade, Eu e Outras Poesias.


in “Enciclopédia de Cultura”

***

Palavras 
de 
Augusto dos Anjos

“A mão que afaga é a mesma que apedreja”


PSICOLOGIA DE UM VENCIDO

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme - este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...