sábado, 25 de fevereiro de 2017

SANTUÁRIO DE ISE – Japão




SANTUÁRIO DE ISE


Os Santuários de Ise Jingu na baía de Ise, no Sul de Honxu, Japão, mantêm as antigas tradições das crenças xintoístas japonesas. O complexo principal inclui dois santuários separados, cada um dentro de quatro sebes de madeira.

O Santuário Imperial, também conhecido por Santuário Interior, é dedicado a Amaterasu Omikami, a deusa do Sol de quem a família imperial japonesa diz descender. 
O Santuário Exterior é dedicado a Toyouke Okami, a deusa da agricultura e das colheitas. 
Em ambos os santuários, a quadra central que contém o santuário principal, ou shoden, está ladeada por estruturas que servem de arrecadação e acomodação para os guardiões e oficiantes. 

O recinto sagrado, proibido ao público, é destruído e reconstruído em locais alternativos com vinte anos de intervalo. Praticado desde o ano 690, este tradicional processo de renovação, shikinen semgu, permite a três gerações sucessivas de artesãos ocuparem-se do minucioso trabalho de marcenaria. 

Este notável edifício é um extraordinário exemplo do perfeito pormenor e da poderosa simplicidade tão admirados na arquitectura japonesa.



in “Arquitectura” de Neil Stevenson

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...