domingo, 5 de fevereiro de 2017

SE TIVESSE TIDO MAIS ALGUM TEMPO




RAMIRO CALLE
(Madrid, Espanha, 1943)

Escritor e professor de yoga


SE TIVESSE TIDO MAIS ALGUM TEMPO

Com algumas poupanças, um homem do campo conseguiu adquirir um burro jovem. A pessoa que lho vendeu preveniu-o da quantidade de alimento que teria de lhe dar todos os dias; mas o novo proprietário pensou que aquela quantidade era excessiva e começou a retirar, gradualmente, comida ao jumento. Até tal ponto lhe reduziu a ração de comida, que certa manhã o pobre asno acabou morto. Então, o homem começou a choramingar e a lamentar-se do seu fado.

- Que desgraça! Que fatalidade! Se me tivesse dado mais algum tempo antes de morrer, teria conseguido que se habituasse a não comer absolutamente nada.



Que avarentos nos tornamos com o esforço, que nem queremos aumentá-lo na longa caminhada para a auto-realização! Mas o esforço é energia e o esforço atrai esforço. A energia está à nossa disposição. Havemos de aprender a economizá-la, a incrementá-la e a não desperdiçá-la com tagarelices mentais, conflitos inúteis e fricções desnecessárias.


in “Os Melhores Contos Espirituais do Oriente”
Imagem: pintura de Nicholas Roerich (São Petersburgo, Império Russo, 1874 – Índia, 1947).


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...