quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A BÍBLIA DOS POBRES

 
 
 
 
A BÍBLIA DOS POBRES

 
Esta Biblia Pauperum (Bíblia dos pobres) consiste em uma série de xilogravuras que retratam cenas do Antigo e do Novo Testamento, que são combinadas com pequenos textos explicativos impressos com tipos de metal.
 
Cenas centrais da vida de Cristo são justapostas com duas cenas correspondentes do Antigo Testamento acompanhadas por quatro profetas, dessa forma, dramatizando o cumprimento do Antigo Testamento no Novo.
 
Com suas imagens memoráveis, a obra pode ter servido como um auxílio à instrução de leigos ou membros do baixo clero financeiramente incapazes de adquirir uma Bíblia completa.
 
A primeira edição da Bíblia Pauperum, que combina xilogravuras com texto impresso com tipos móveis, foi produzida em Bamberg na tipografia de Albrecht Pfister (por volta de 1420/1470), um dos primeiros impressores a publicar livros ilustrados com xilogravuras.
 
A integração de imagens em texto impresso era inicialmente uma tarefa muito difícil. A edição da Biblia Pauperum de Pfister combinava texto e ilustração em uma mesma forma de impressão, tornando o processo de impressão mais rápido e fácil. Como consequência, as xilogravuras substituíram os desenhos à tinta em livros ilustrados destinados à edificação religiosa ou para fins práticos. Tais ilustrações eram anteriormente copiadas à mão.

 
in “Biblioteca Digital Mundial”

 


2 comentários:

  1. Gostei de saber, Revivi a época que a imprensa era muito incipiente, até o papel raro e muito caro.

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...