quinta-feira, 26 de outubro de 2017

JEAN-LUC GODARD - Cineasta



JEAN-LUC GODARD
(Paris, França, 1930)

Cineasta
De nacionalidade franco-suíça, cursou Etnologia na Sorbonne, em Paris, e iniciou a carreira como crítico da revista Cahiers du Cinéma.

Em 1960, dirigiu sua primeira longa-metragem, Acossado, Urso de Prata de Melhor Director em Berlim. Este filme marcou o surgimento da Nouvelle Vague. Entre seus filmes se destacam: O Desprezo (1963), O Demónio das Onze Horas (1965) e Carmen de Godard (1983), vencedor do Leão de Ouro em Veneza.

Após o movimento estudantil de Maio de 1968, Godard criou o grupo de cinema Dziga Vertov assim chamado em homenagem a um cineasta russo de vanguarda — e voltou-se para o cinema político. Pravda (1969) trata da invasão soviética da Tchecoslováquia; Le vent d'Est (1969) e Jusqu'à la victoire (1970) enfatiza a guerrilha palestina. Mais uma vez, Godard procurou inovar a estética cinematográfica com Passion (1982), reflexão sobre a pintura.
Os filmes seguintes, como Prénom: Carmen (1983) e Je vous salue Marie (1984), provocaram polémica e o último deles, irreverente em relação aos valores cristãos, esteve proibido em vários países.

Em 2007, ganhou o Prémio do Cinema Europeu pelo Conjunto da Obra. Recebeu em 2010 um Óscar pelo conjunto da sua obra.


in “Cine France - Serviço Audiovisual da Embaixada da França” (excertos/adaptação).



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...