sábado, 2 de junho de 2018

CARTA DE GALILEU GALILEI A BELISÁRIO VINTA



GALILEU GALILEI
(Pisa, Itália, 1564 - Florença, 1642)
Físico, matemático, astrónomo, filósofo

***

Galileu foi possivelmente o maior cientista da sua época. Tendo consagrado a vida à Astronomia, aperfeiçoou o telescópio e com ele desvendou novos mundos celestes para além do grão de poeira terráqueo. Todavia, a sua adesão à teoria heliocêntrica de Copérnico provocou a ira da Inquisição, que lhe amargurou a existência. O seu trabalho acerca das leis do movimento abriu o caminho a Newton.

A carta a seguir foi endereçada por Galileu a Belisário Vinta, secretário do Grão-Duque da Toscana, um Médicis que haveria de ser, pouco depois, o protector do astrónomo.

Carta de Galileu Galilei a Belisário Vinta

30 de Janeiro de 1610.

Estou actualmente hospedado em Veneza com o objectivo de fazer imprimir algumas observações, que tenho feito dos corpos celestes por meio de um telescópio que possuo, as quais me maravilharam infinitamente, pelo que dou graças infindas a Deus, que houve por bem fazer-me o primeiro observador de coisas maravilhosas, irreveladas às idades pretéritas. 

Já verificara eu que a Lua era um corpo muito similar à Terra, e o mostrara ao nosso Mui Sereno senhor, mas imperfeitamente, porquanto não possuía então o excelente telescópio, que ora possuo, o qual, além de mostrar-me a Lua, revelou-me uma multidão de estrelas fixas ainda não vistas, sendo elas em número dez vezes maior do que as que podem ser enxergadas a olho nu. Ademais, esclareci o que tem sido até agora tema de controvérsia entre os filósofos, a saber, a natureza da Via-Láctea.

Mas a maior de todas as maravilhas é a descoberta de quatro novos planetas: observei os seus movimentos peculiares, em relação a si mesmos e entre si, e no que diferem de todos os outros movimentos dos demais astros. E esses novos planetas movem-se ao redor de outro astro mui grande, da mesma maneira que Vénus e Mercúrio, e possivelmente os outros planetas conhecidos, movem-se ao redor do Sol. 

Tão logo o meu opúsculo esteja impresso, o qual, como anúncio, pretendo enviar a todos os filósofos e matemáticos, mandarei um exemplar ao Mui Sereno Grão-Duque, juntamente com um excelente telescópio, que o habilitará a julgar por si mesmo a verdade destas novidades.




in “Grandes Cartas da História” - José Paulo Paes






Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...