sábado, 16 de junho de 2018

EUGÉNIO DE CASTRO - Em que emprego o meu tempo?


EUGÉNIO DE CASTRO
(Coimbra, Portugal, 1869 - 1944)
Poeta

 ***

Com a publicação de Oaristos, 1890, e Horas, 1891, introduziu o simbolismo em Portugal.
O seu temperamento sensorial levou-o depois a um neoclassicismo dotado e um excepcional sentido de beleza plástica.


in “Livro dos Portugueses” (excerto)

***
        
EM QUE EMPREGO O MEU TEMPO?


Em que emprego o meu tempo? Vou e venho,

Sem dar conta de mim nem dos pastores,  

Que deixam de cantar os seus amores,  

Quando passo e lhes mostro a dor que tenho.  



É de tristezas o torrão que amanho,  

Amasso o negro pão com dissabores,  

Em ribeiros de pranto pesco dores,  

E guardo de saudades um rebanho.  



Meu coração à doce paz resiste,  

E, embora fiqueis crendo que motejo,  

Alegre vivo por viver tão triste!  



Amor se mostra nesta dor que abrigo:  

Quero triste viver, pois vos não vejo,  

Nem sequer muito ao longe vos lobrigo.



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...