sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Albert Schweitzer

 

 
Albert Schweitzer (1875-1965) nasceu na Alsácia, então parte do Império Alemão.

Filósofo, músico, teólogo e médico, foi, além de tudo, um homem de gigantesca estatura humanitária.

Destacou-se como um dos melhores intérpretes de Bach e um especialista na construção de órgãos.

Como médico, dedicou 50 anos da sua vida, no Gabão, em África, cuidando de milhares de pessoas que, sem a sua assistência, teriam morrido.

Construiu um hospital, que ainda hoje continua a servir de recurso primário aos cuidados de saúde dos habitantes da região.

Escreveu, além de outros, os livros “A Busca do Jesus Histórico” e “Reverência pela Vida”.

Em 1952, recebeu o “Prémio Nobel da Paz”, como “humilde homenagem a um grande homem”.

O dinheiro que auferiu do prémio foi utilizado na construção de uma clínica, em Lambaréné (capital do Gabão), destinada a abrigar leprosos.

 
 
Palavras de Albert Schweitzer:

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar o seu semelhante."

 
A Ingenuidade Ignorante e a Ingenuidade Sábia

Há duas espécies de ingenuidade: uma que ainda não percebeu todos os problemas e ainda não bateu a todas as portas do conhecimento; e outra, de uma espécie mais elevada, que resulta da filosofia que, tendo olhado dentro de todos os problemas e procurado orientação em todas as esferas do conhecimento, chegou à conclusão de que não podemos explicar nada, mas temos de seguir as convicções cujo valor inerente nos fala de maneira irresistível.”

Albert Schweitzer, in “O Cristianismo e as Religiões do Mundo”

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...