quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

António Sardinha

 

António Sardinha (1887-1925) nasceu em Monforte, Alentejo, Portugal.

Licenciou-se na Faculdade de Direito de Coimbra.

Foi poeta, historiador, ensaísta e político.

Em 1914, fundou a revista “Nação Portuguesa”, que viria a dar origem ao integralismo lusitano, do qual foi precursor.

Dirigiu o jornal diário “A Monarquia”, que defendia o nacionalismo monárquico.

Devido à derrota do movimento da Monarquia do Norte, António Sardinha exilou-se em Espanha.

Algumas das suas obras poéticas: “Tronco Reverdecido”; “Epopeia da Planície”; “Quando as Nascentes Despertam”; “Chuva da Tarde”; “Era uma vez um Menino”; “O Roubo da Europa”.


 
Palavras de António Sardinha:
Esta Elvas! “Esta Elvas!” – Oh, então! Uma lágrima – um silêncio – um suspiro risonho porão Elvas inteira e viva à nossa frente evocada em Amor como num sonho.”

 
         Deus na Planície

 
O espírito de Deus flutua e erra
por todo este côncavo profundo.
Assim errava Ele sobre a terra
quando pensou na criação do Mundo.

 

É noite. Aqui não há mar nem serra.
Há o infinito, o vago. E cá no fundo

minh'alma que se excede e que se aterra,

ó Hálito-Supremo em que eu me inundo!

 
Ó Hálito-Supremo!... É noite escura.

E o Criador no enlevo em que eu me alago
domina e empolga a Sua criatura.

 
Sucumbe em mim o bicho vil da terra

E como no Princípio sobre o vago

O Espírito de Deus flutua e erra.

 

António Sardinha, in “Epopeia da Planície”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...