segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Alberto Janes

 
 


Alberto Janes (1909-1971) nasceu em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal.

Licenciou-se em Farmácia na Faculdade de Farmácia do Porto.

Foi professor de Ciências e administrador da Farmácia Estácio, em Lisboa.

Poeta e compositor conhecido internacionalmente, foi o autor de muitos dos grandes êxitos cantados por Amália Rodrigues.

Foi um dos precursores do verso sem métrica para o Fado.

Com o seu primeiro fado “Foi Deus”, iniciou uma carreira de poeta de grande sucesso.

Outros títulos inesquecíveis, cantados por diversos fadistas: “Vou Dar de Beber à Dor”; “Caldeirada”; “Lá na Minha Aldeia”; “Oiça lá ó Senhor Vinho”; “À Janela do Meu Peito”.

Alberto Janes foi um poeta do Fado.


Palavras de Alberto Janes:
 “ Eu era um pândego com muita habilidade para a música. Quando os meus pais me mandaram aprendê-la, mal ouvia uma melodia tocava-a logo – não precisava de papel. Isto aliado à preguiça, nunca aprendi. E só mais tarde e por conta própria o vim a fazer – para não ter de pedir aos amigos para passarem ao papel as minhas músicas.”


Ao Poeta Perguntei


Ao poeta perguntei
como é que os versos assim aparecem
disse-me só, eu cá não sei
são coisas que me acontecem
sei que nos versos que fiz
vivem motivos dos mais diversos
e também sei que sendo feliz
não saberia fazer os versos

Oh, meu amigo
não penses que a poesia
é só a caligrafia num perfeito alinhamento
as rimas são, assim como o coração
em que cada pulsação nos recorda sofrimento
e nos meus versos pode não haver medida
mas o que há sempre, são coisas da própria vida.

Fiz versos como faz dia
a luz do sol sempre ao nascer
eu fiz os versos porque os fazia,
sem me lembrar dos fazer
como a expressão e os jeitos
que para cantar se vão dando à voz
todos os versos andam já feitos
de brincadeira dentro de nós.

Assim amigo já vês que a poesia
não é só caligrafia, são coisas do sentimento!


Alberto Janes

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...