segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ezra Pound

 

Ezra Pound (1885-1972) nasceu em Hailey, Idaho, Estados Unidos da América.

Poeta, músico, tradutor, editor e crítico literário, foi uma figura controversa de enorme importância no desenvolvimento da literatura inglesa e americana do século XX.

Foi um dos maiores nomes do movimento modernista da poesia do início do século passado.

Em 1908, em Veneza, publicou o seu primeiro livro de poemas, intitulado “A Lume Spento”.

Viveu durante muitos anos em Itália, onde apoiou Mussolini. Fez propaganda contra os aliados. Foi preso pela tropas norte-americanas e internado num manicómio.

Algumas das suas obras: “ The Cantos”; “Personae”;  “Thrones”; “The Spirit of Romance”;  “Hugh Selwyn Mauberley”.

Em 1972, um painel de escritores e críticos propôs a entrega do prémio literário “ Emerson Thoreau Medal” da “American Academy of Arts and Sciences”. O Conselho da Academia rejeitou a atribuição do prémio, com base nas actividades do poeta, durante a Guerra Mundial.
 
 
Palavras de Ezra Pound:
"O conceito de génio como semelhante à loucura tem sido cuidadosamente alimentado pelo complexo de inferioridade do público."


            E Assim em Nínive

"Sim! Sou um poeta e sobre minha tumba
Donzelas hão de espalhar pétalas de rosas
E os homens, mirto, antes que a noite
Degole o dia com a espada escura.

"Veja! não cabe a mim
Nem a ti objetar,
Pois o costume é antigo
E aqui em Nínive já observei
Mais de um cantor passar e ir habitar
O horto sombrio onde ninguém perturba
Seu sono ou canto.
E mais de um cantou suas canções
Com mais arte e mais alma do que eu;
E mais de um agora sobrepassa
Com seu laurel de flores
Minha beleza combalida pelas ondas,
Mas eu sou poeta e sobre minha tumba
Todos os homens hão de espalhar pétalas de rosas
Antes que a noite mate a luz
Com sua espada azul.

"Não é, Ruaana, que eu soe mais alto
Ou mais doce que os outros. É que eu
Sou um Poeta, e bebo vida
Como os homens menores bebem vinho."

 
Ezra Pound, in “Poesia”
Tradução: Augusto de Campos
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...