sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dorothy Parker

 


Dorothy Parker (1893-1967) nasceu em Long Branch, Nova Jérsia, Estados Unidos.
Contista, poetisa, dramaturga e crítica, foi uma mulher de grande intervenção na cena literária de Nova York, ficando famosa pelo seu humor cruel e pela sua inteligência brilhante.
Em 1926, publicou o primeiro livro de poemas, intitulado “Enough Rope”, sendo um sucesso de vendas.
Colaborou em diversas revistas, tais como “Vogue”, “Vanity Fair” e “New Yorker”.
 
Foi membro da  “Távola Redonda” de Algonquin.
 
Ganhou o prémio nacional ”O. Henry”, um dos prémios literários mais importantes dos Estados Unidos, pelo conto “Big Blonde”.
 
Distinguiu-se como pioneira na defesa dos direitos humanos.
 
Por sua vontade, deixou o seu acervo literário a Martin Luther King,Jr.
 
 
 
Palavras de Dorothy Parker:
 
"Quatro são as coisas que eu quero ter a sabedoria de conhecer: preguiça, mágoa, um amigo e um inimigo."
 
 
 
Ser mulher
 
Por que será que quando estou em Roma
daria tudo para estar em casa na redoma
mas se estou na minha terra americana
minha alma deseja a cidade italiana?
 
 
E quando com você, meu amor, meu remédio,
fico espectacularmente cheia de tédio
Mas se você se levantar e me deixar
Grito para você voltar?

 
 
Dorothy Parker
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...