quarta-feira, 4 de junho de 2014

Alfred de Musset

 
 
 
 

 
Alfred de Musset (1810-1857) nasceu em Paris, França.

Poeta e dramaturgo, foi um dos representantes do Romantismo.

Em 1830, publicou a sua primeira colectânea de poemas “Contos de Espanha e de Itália”.

Algumas das suas obras: “Os Caprichos de Mariana”; “Não se brinca com o Amor”; “Poesias Completas”; “Fantasio”.“A Confissão”.

Escreveu a autobiografia “A Confissão de um Filho do Século”.

Foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra e eleito membro da Academia Francesa.

Poeta da dor e das grandes paixões, foi também o poeta da fantasia.

 

 Palavras de Alfred de Musset:

“O mal existe, mas nunca sem o bem, tal como a sombra existe, mas jamais sem a luz.”
 
 
              Tristeza

Eu perdi minha vida e o alento,
E os amigos, e a intrepidez,
E até mesmo aquela altivez
Que me fez crer no meu talento.

Vi na Verdade, certa vez,
A amiga do meu pensamento;
Mas, ao senti-la, num momento
O seu encanto se desfez.

Entretanto, ela é eterna, e aqueles
Que a desprezaram - pobres deles! -
Ignoraram tudo talvez.

Por ela Deus se manifesta.
O único bem que ainda me resta
É ter chorado uma ou outra vez.

 
Alfred de Musset
Tradução: Guilherme de Almeida
 
 
 

 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...